Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA ALDENORA VELOSO, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO


Aldenora Veloso Medeiros, filha de Francisco da Costa Veloso e Maria Gregória da Costa Veloso, família humilde, pai lavrador e mãe doméstica nasceu em Jatobá dos Velosos município de Pedreiras-Ma. Mudou-se para Pedreiras com sua família aos 5 (cinco) anos de idade.
                  Aos 14 anos de idade já brincava de lecionar, alfabetizando os  seus vizinhos, gostou tanto da brincadeira que começou uma escolinha em uma das salas de sua casa. Quando estava no 5º ano foi convidada a ministrar aula em uma sala de 1ª série no Instituto Rui Barbosa do Professor Durval Pastor Vidigal, um dos grandes mestres da época e um dos responsáveis pela propagação da educação de Pedreiras. Ainda na sua fase de estudos concluiu até o 4ºano ginasial no Ginásio Correa de Araújo.
                  Com o ginásio pronto, o magistério da atualidade, a cidade de Pedreiras já era pequena para o tamanho dos seus sonhos, muda-se  para São Luís onde ficou hospedada na casa de uma amiga, lá estudou o curso normalista que hoje é conhecido como normal superior, aluna esforçada e dedicada conclui seus estudos com louvor. Retornando a Pedreiras continuou com sua escola de alfabetização e encontra um amigo, Chico Sá um político influente da época que a incentivou a legalizar a escola, por falta de experiência e condição financeira via esse sonho distante, mas Chico Sá vendo toda a sua determinação conseguiu para ela a legalização da escola a nível nacional. No ano de 1963 a escola é  então legalizada. Começa com ensino de 1ª 4ª e exame de admissão. Nesse meio Conhece o senhor Raimundo Medeiros com o qual contraiu matrimônio no ano de 1967, com ele teve 2 (duas) filhas Rosângela e Rosane Medeiros. O Seu Medeiros como era conhecido por todos foi o alicerce que faltava para o fortalecimento dos seus sonhos. Ele deixa sua profissão de alfaiate para cuidar da administração financeira da escola, Medeiros que mais tarde se formaria em Técnico de Contabilidade na própria escola.
 Em 1970 a escola já não comportava a demanda de alunos e a sociedade de Pedreiras clamava por mais uma escola de ginásio, já que na época só existia a Escola Corrêa de Araújo, vendo-se dessa forma a necessidade de se estender o ensino também a nível ginasial e assim surgindo o Colégio São Francisco de início com 3 (três) salas, 1 (uma) durante o dia e 2 (duas)  a noite em seguida, a escola foi crescendo, crescendo e também promoveu o Ensino Médio, Segunda Grau na época com os cursos de curso técnico em contabilidade, magistério com o 4º ano adicional. Surgindo assim o nome o nome Aldenora Veloso  que hoje é símbolo de sucesso e respeito de toda a sociedade pedreirense e maranhense
Hoje, dessa história de luta e perseverança a escola já mantém até uma faculdade, Faculdade de Educação São Francisco que é referência na região, já tendo colocado no mercado de trabalho milhares de profissionais.
Em janeiro de 2011 perde seu fiel companheiro e esposo, homem honrado, pai, avô, amigo... que ao seu lado lutou para construir esse legado.
A história dessa guerreira, mulher de fibra, esposa, mãe, amiga ... se confunde com a própria história de Pedreiras. Se Pedreiras é o que é hoje se deve muito a está mulher. Ela que até pouco tempo, continuava alfabetizando idosos inteiramente de graça e até hoje mantém um trabalho social muito bonita, através de sua escola distribui todos os anos cestas de alimentos às famílias carentes de Pedreiras, ela que sabe muito que o é pobreza, faz isso sem precisar mostrar em meios de comunicação, simplesmente faz.
Parabéns, PROFESSORA ALDENORA VELOSO pela sua dedicação e amor a essa MISSÃO, ser professora educadora, que ao lado da medicina é para mim uma das mais belas e importantes profissões do mundo moderno.
COLÉGIO SÃO FRANCISCO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO


Comentários

Angela Silva disse…
Parabéns pela publicação, realmente Dona Aldenora é o simbolo da educação em Pedreiras.
Anônimo disse…
sou filho dessa escola aprendi ler e escrever pela essa gigante professora dona aldenora sou francisco carlos filho de antonhao do posto fiscal que deus lhe abençoe
Unknown disse…
Bom dia! lendo a biografia de dona Aldenora Veloso acredito que está senhora seja minha parente, porque meus pais são de jatobá município de pedreira e meu pai tem este sobinome Veloso, será que somos parentes? quero conhecer está melher.

Postagens mais visitadas deste blog

IN MEMORIA

Deixou eternas lembranças boas e saudades de todos os a que amaram. Acredito que mesmo de outro nível continua nos ajudando, sei da sua luta pela vida para continuar aqui cuidando de cada filho, mas Deus não quis assim, preferiu levá-la. Quem sou eu para questionar as coisas de Deus?   Mas não foi nada fácil, pois você esteve sempre presente na vida de todos, sempre ajudando, apoiando. Hoje só restam lembranças de muitos momentos,   que se tornaram inesquecíveis. Foi a vontade Deus te levar, nos deixando aqui sozinhos, sem o seu   amparo. Mas não coloco a culpa em Deus, pois Ele sabe muito bem o que faz e foi Ele que nos ajudou a se reerguer quando você não esteve mais presente, eu só tenho a agradecer a Ele por eu ter tido a oportunidade de te conhecer, ter conhecido a super mãe que a senhora foi, a MELHOR MÃE DO MUNDO   boa, generosa.   O suquinho na geladeira? Este nunca deixou faltar, fazia questão de esconder atrás dos litros d’água para que ninguém pegasse,   esperando eu

PARABÉNS PEDREIRAS, COLÉGIO BATISTA

                                                                                                                    POR IZANIR GARDÊNIA Pedreiras, a princesinha que ainda em sua meninice é agraciada por seus condescendentes, está em estado de graça, pois comemora seus 92 anos, sem muito alarde, mas com a maestria de quem amadurece e colhe os frutos doces de uma cidade acolhedora e fiel que evolui pouco a pouco com o olhar fixo para o presente, contemplando o futuro.             Comemora Pedreiras é comemorar a trajetória de muitas Joãos e de muitas Marias que por aqui passaram e outros tantos que ainda passam e fazem sua cidade que é orgulho de poetas, eruditos e populares. Este nobre abençoado que nos abriga a dá sustento merece ser bem lapidado, afinal é dele que tiramos o nosso sustento e é nele que está derramado o suor de muitos trabalhadores que nos seu (s) ofício (s) fazem a cidade crescer e prosperar. Pedreiras, terra de João, do Carlos, do Pedro há 92 anos nos traz

DESFILE-COLÉGIO BATISTA ELEUTÉRIO ROCHA